Centro de Tradições Nordestinas – CTN de São Paulo

No dia 25 de junho de 2016 fomos curtir a festa junina do “São João de Nóis Tudim”, no Centro de Tradições Nordestinas - CTN, no Bairro do Limão, em São Paulo.
Além de aproveitar o São João, ainda conhecemos o espaço, que estava na nossa lista de lugares para conhecer há muito tempo!

Entrada para o CTN de São Paulo - sentindo o clima nordestino! (Foto: Tissiana Souza).

 1. COMO CHEGAR:

 Metrô/Trem + Ônibus: O metrô e trem mais próximos do Centro de Tradições Nordestinas é a estação Barra Funda (Metrô Linha 3 – Vermelha, Trem Linha 7 e Trem Linha 8). A partir da Barra Funda é necessário utilizar um ônibus circular para chegar ao CTN. As linhas são 9785-10 - Vila Terezinha e 297A-10 – Limão.

ctn

A placa turística indica a entrada principal do CTN (Foto: Tissiana Souza).

 2. O CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS:

 O Centro de Tradições Nordestinas é o principal espaço cultural do estado de São Paulo dedicado à Região Nordeste.
São Paulo é a cidade mais nordestina fora do Nordeste. Então, nada melhor que ter um espaço totalmente destinado à cultura daquela região por aqui!
O centro completou, em maio de 2016, seus 25 anos de existência. Mensalmente, o CTN atrai cerca de 80 mil visitantes (Fonte: CTN).
O CTN possui uma área de 27 mil m² e estacionamento para 400 veículos (Fonte: CTN).
Próximo à entrada do centro está a Igreja da Imaculada Conceição, construída em homenagem a Frei Damião. A igreja foi erguida no local onde pousou o helicóptero com o religioso em 1994, quando ele visitou o Centro de Tradições Nordestinas (Fonte: CTN).
Em seguida, temos o espaço temático conhecido como Vila do Forró. A vila é colorida e muito bonitinha! As referências para a decoração deste espaço foram os prédios antigos de Olinda e Recife, que apresentam estilo colonial (Fonte: CTN).

A Vila do Forró, baseada nos casarios históricos de Olinda (Foto: Tissiana Souza).

Realmente, o espaço lembra muito as casinhas coloridas da cidade de Olinda! Na vila do forró estão os quiosques de comidas salgadas e de doces.
Na arena multi-eventos, estão os 10 restaurantes com os pratos típicos do Nordeste, com capacidade para atender 1.200 pessoas (Fonte: CTN). Carne de sol com mandioca, baião de dois, sarapatel, acarajé e todas as outras delícias culinárias da região nordestina! Deu água na boca! Hummmm!!
Para os que gostarem, também há camarotes no CTN. Estão localizados acima dos restaurantes, e possibilitam uma visão panorâmica da arena.

ctn

Área de restaurantes e camarotes do CTN (Foto: Tissiana Souza).

Na feira de artesanato, é possível ver as belas peças fabricadas no Nordeste e por artesãos que trabalham no espaço. São peças em madeira, cabaça, produtos de couro, quadros, crochês, literatura de cordel. A feira de artesanato funciona aos sábados, das 14:00 às 22:00 horas, e aos domingos, das 13:00 às 20:00 horas (Fonte: CTN).

Vista geral do CTN (Foto: Tissiana Souza).

O CTN conta com uma brinquedoteca e um berçário, um espaço destinado ao divertimento e descanso das crianças. Há também um parque de diversões, onde há atrações para os pequenos e também para os adultos.

3. SÃO JOÃO DE NÓIS TUDIM:

Nosso dia de São João no CTN começou fazendo pedidos para o Senhor do Bonfim, no Cantim do Bonfim, onde havia muitas fitinhas!

ctn

Cantim do Bonfim (Foto: Tissiana Souza)

Na arena dos estados, na parte dos restaurantes, almoçamos paçoca, prato típico do Piauí, feito com carne seca e farinha socados no pilão. O prato vinha com arroz, paçoca, carne de sol e mandioca! Comemos muito!
Depois, esperamos para ver a final do concurso da Mostra de Quadrilhas do CTN. As quadrilhas finalistas eram Pegada Nordestina, que venceu o concurso, e Fazenda São Pedro, que ficou em 2º lugar. Festa junina sem quadrilha não tem graça, não é mesmo!? As quadrilhas encantam pela dança e também pelas roupas coloridas!

ctn

Concurso de quadrilhas no CTN: como é bom ver esse povo todo dançar! (Foto: Tissiana Souza).

ctn

O colorido das roupas deixa a dança ainda mais bonita (Foto: Tissiana Souza).

Esperamos ainda para ver o grande show da noite: a Orquestra Sanfônica de São Paulo. A regência fica aos cuidados da Maestrina Renata Sbrighi, que fundou a orquestra em 1988. E que show! Que espetáculo todas aquelas sanfonas tocando ao mesmo tempo! O show foi especial de São João, somente com músicas brasileiras. Asa Branca, A vida do Viajante, Baião, clássicos das festas juninas e até música sertaneja, como Panela Velha e Saudades da Minha Terra rolaram! Os vocalistas da Orquestra Sanfônica convocaram o público para fazer uma grande quadrilha na arena multi-eventos e foi muito gostoso ver pessoas de todas as idades se divertindo e dançando a quadrilha! Ao final, teve pedido para a Orquestra tocar mais! 

 

ctn

Orquestra sanfônica dando um verdadeiro espetáculo de música boa (Foto: Tissiana Souza).

 

Quem quiser saber mais sobre a programação do Centro de Tradições Nordestinas, é só acessar o site da organização e ou acompanhar a página do Facebook (os links estão disponíveis nas informações).

 

Festa Junina é tudo de bom! (Foto: Tissiana Souza).

 

Endereço

Rue Jacofer, 615, Bairro do Limão, CEP:02712-070, São Paulo - SP.
Telefone: (11) 3377-0860 / 3488-9400

Preços para o ano de 2016

Gratuito, exceto às sextas-feiras.

Horário

Todos os dias.
De segunda a quinta-feira na hora do almoço.
Sexta-feira e sábado, das 11:00 às 05:00 da manhã.
Domingo, das 11:00 às 00:00 hora.

Para mais informações

Site do Centro de Tradições Nordestinas:
http://www.ctn.org.br/

Facebook - CTN:
www.facebook.com/CTN.SP

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: