Casa Rosada

A Casa Rosada é um dos pontos mais populares da cidade de Buenos Aires. E não é por acaso! O lindo edifício é sede do Governo Executivo Nacional, ou seja, é a base da Presidência da República!

casa rosada

A Casa Rosada é um dos símbolos de Buenos Aires (Foto: Tissiana Souza)

1. COMO CHEGAR:

-Subte (metrô): existem 4 estações no entorno da Casa Rosada. A mais próxima é a estação Plaza de Mayo (Linha A).
Outras estações no entorno são: Bolívar (Linha E), Perú (Linha A) e Catedral (Linha D), que ficam a alguns metros da Plaza de Mayo. 

2. A CASA ROSADA:

A Casa Rosada ocupa o local onde antigamente havia o Forte de Buenos Aires, uma construção de 1580. O antigo forte foi residência oficial dos vice-reis espanhóis e governadores (Fonte: buenosaires.gob.ar/Casa Rosada).
Durante um período, a antiga edificação do forte ficou um pouco esquecida, até que em 1862 ganhou um novo protagonismo, quando Bartolomé Mitre e seus Ministros se instalaram na construção (Fonte: buenosaires.gob.ar).
A Casa Rosada está localizada no centro de Buenos Aires, em uma área bastante emblemática, onde também está a Plaza de Mayo, a Catedral Metropolitana, o Museo Histórico Nacional del Cabildo.
A fachada principal da Casa Rosada está voltada para o Parque Colón, na Avenida La Rábida. A fachada voltada para a Plaza de Mayo é, na verdade, a parte de traz da construção.

casa rosada

Fachada principal da Casa Rosada (Foto: Tissiana Souza).

O Palácio não é a residência oficial da Presidência da República. Ela é o escritório do poder executivo, o local de trabalho do Presidente. A residência oficial é a Quinta Presidencial de Olivos (Quinta de Olivos), uma área de 32 hectares localizada no subúrbio de Buenos Aires.
Uma curiosidade é que somente um Presidente da República morou na Casa Rosada. Foi Sáenz Peña, entre 1910 e 1914 (Fonte: buenosaires.gob.ar).
Domingo Faustino Sarmiento, sucessor de Mitre, transformou o forte em Sede do Poder Executivo Nacional. Neste período foram feitas algumas modificações no local, com a construção de jardins e a pintura da fachada com sua cor característica. Foi então que a construção passou a se chamar “Casa Rosada” (Fonte: buenosaires.gob.ar).
Existem duas possíveis explicações para o tom rosa: o primeiro, é que Sarmiento tentou buscar a paz política misturando o vermelho dos Federalistas com o branco dos Unitaristas. Outra hipótese é que a cor se origine da pintura do palácio com sangue bovino (!!!), que era uma prática comum no final do século XIX (Fonte: Lonely Planet).
Durante o governo de Sarmiento também se projetou o antigo Palácio dos Correios, no espaço que ficou livre após a demolição do forte. O Palácio dos Correios ficou pronto em 1878 e foi inaugurado em 1879, durante o governo de Nicolás Avellaneda (Fonte: buenosaires.gob.ar).
O Palácio dos Correios acabou ofuscando o protagonismo da sede do governo. Por conta disso, em 1882, o presidente Julio Argentino Roca solicitou a fusão do Palácio dos Correios e da sede presidencial. A obra foi finalizada em 1890, e trata-se do Arco de Entrada pela Plaza de Mayo.

casa rosada

Entrando na Casa Rosada (Foto: Matheus Sabino).

Quando estivemos em Buenos Aires, entramos na Casa Rosada, mas não fizemos a visita guiada.
Conhecemos o Pátio de Honra, de paredes amarelas, também chamado de Pátio das Palmeiras. Esta parte é considerada como o pulmão da Casa Rosada e tem estilo italiano. Há 4 palmeiras Yatay, típicas da Argentina. O canteiro central é decorado com mármore Carrara e os pisos são de cerâmica inglesa (Fonte: Casa Rosada).

casa rosada

O lindo Pátio das Palmeiras, no interior da Casa Rosada (Foto: Tissiana Souza).

 

casa rosada

Conhecendo o interior da Casa Rosada (Foto: Tissiana Souza).

Também conhecemos a Galeria dos Patriotas Latino-americanos do Bicentenário, que foi inaugurada em 25 de maio de 2010. Nela estão quadros de pessoas consideradas como heróis da independência de diversos países da América Latina, do início do século XIX até o século XX. 

casa rosada

Na Galeria dos Patriotas Latino-americanos, com o quadro de Evita Perón (Foto: Matheus Sabino).

3. VISITAS GUIADAS:

Se você está de viagem marcada para Buenos Aires ou pretende ir à cidade, é possível agendar sua visita guiada gratuita pelo site https://visitas.casarosada.gob.ar/. É só preencher o formulário com a quantidade de visitantes, a data e o horário. A reserva pode ser feita com um máximo de 15 dias de antecedência.
As visitas ocorrem aos finais de semana e feriados, entre 10:00 e 18:00 horas.

Endereço

Balcarce, n°50, Buenos Aires.

Preços para o ano de 2017

Gratuito

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: