O Cabo da Roca: conhecendo o ponto mais ocidental da Europa continental

Portugal tem inúmeras belezas naturais! Além de toda a carga histórica do país, as paisagens portuguesas também encantam pela formosura!
Nós já contamos aqui que fomos furtados no Cabo da Roca, mas nesse texto nós descrevemos a parte boa de visitar o local, que é um ponto geográfico importante para a Europa!

1. COMO CHEGAR:

-Lisboa-Cabo da Roca: o cabo fica a cerca de 40 km de Lisboa. Saindo da capital portuguesa de carro, siga pela Rodovia A5 até Cascais e depois pela N9-1. Em seguida, acesse a N247 e depois vire à esquerda na Estrada do Cabo da Roca (siga até o final).

-Sintra: há a opção de usar o ônibus turístico City Sightseeing (Hop on-Hop off). A parada 7 da Linha Vermelha é o Cabo da Roca.
Quem quiser seguir de carro da cidade de Sintra até o Cabo, são cerca de 17 km de distância. Deve-se seguir pela N247 e depois acessar a Estrada do Cabo da Roca.

2. O CABO DA ROCA:

Localizado no concelho (município) de Sintra, o Cabo da Roca é marcado pelas coordenadas geográficas 38°47’ N e 9°30’ W (Fonte: Visit Portugal), sendo o ponto mais ocidental de Portugal Continental e da Europa Continental. A altitude é de 140 metros acima do nível do mar!

 

Cruzeiro: monumento que marca o ponto mais ocidental do continente europeu! (Foto: Tissiana Souza).

 

Geógrafo que é geógrafo não pode deixar de tirar uma foto no local! (Foto: Matheus Sabino)

O Cabo da Roca era considerado pelos romanos como o Promontorium Magnum. Luís de Camões o definiu em Os Lusíadas (Canto III) como o lugar “Onde a terra se acaba e o mar começa”!
É marcado por falésias altas, belíssimas e bastante recortadas, cobertas por vegetação rasteira próximo ao topo. As falésias vão se inclinando em direção ao mar em cores acinzentadas e alaranjadas que contrastam com a cor das águas!

 

A belíssima vista do Cabo da Roca! (Foto: Tissiana Souza)

 

Do Mirante do Cruzeiro, é possível apreciar a imensidão azul do Oceano Atlântico Norte! Além disso, o monumento do Cruzeiro marca as coordenadas geográficas do Cabo. Um ótimo local para tirar uma foto e registrar que estivemos no extremo oeste do continente europeu!

 

Vista em direção ao sul do Cabo da Roca (Foto: Tissiana Souza).

É possível margear as falésias pelas trilhas presentes. Lembre-se sempre de respeitar os limites! Não ultrapasse as cercas de madeira pois o local é perigoso!

 

Pelas trilhas é possível caminhar bem próximo às falésias! (Foto: Tissiana Souza).

 

 

E a cor do mar?! É de tirar o fôlego! (Foto: Tissiana Souza)

Quem visitar e estiver com bastante tempo para aproveitar, pode também almoçar no Restaurante Cabo da Roca.
O local ainda possui um centro de atendimento ao turista e um estacionamento. Não deixe mochilas e pertences de valor no interior do veículo. Foi por isso que fomos furtados, apesar de ter um guarda no local no dia em que visitamos o Cabo da Roca.
No Cabo da Roca fica ainda o Farol do Cabo da Roca, o farol mais ocidental da Europa Continental, que entrou em funcionamento em 1772. Tem 22 metros de altura e está localizado a 165 metros acima do nível do mar. Sua luz tem um alcance de 48 km.

 

Farol do Cabo da Roca ao fundo (Foto: Tissiana Souza).

 

Endereço

Posto de Turismo - Cabo da Roca

Cabo da Roca - Azóia
2705-001 Colares

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: