Bosque e Praia da Barra

Durante nossos dias no Rio de Janeiro, fizemos alguns passeios fora do convencional na cidade! Lógico que ir à cidade maravilhosa inclui fazer um tour nos lugares clássicos, mas por conta do nosso tempo “amarrado” à programação olímpica, buscamos fazer passeios mais próximos ao Parque Olímpico da Barra quando tínhamos um evento esportivo por lá.
Hoje mostramos como foi conhecer o Bosque da Barra e a praia da Barra da Tijuca. Para nos deslocarmos até esses dois pontos, utilizamos o aplicativo Uber. 

1. BOSQUE DA BARRA:

O Parque Natural Municipal Bosque da Barra, ou simplesmente Bosque da Barra, é uma área verde de acesso gratuito à população, com 50 hectares.

bosque da barra

Mapa com atrativos do Bosque da Barra (Foto: Tissiana Souza).

Além de ser um atrativo público, o Bosque da Barra também é uma reserva ecológica. A maior parte do parque é fechada para visitação e destinada à conservação de espécies animais e vegetais.
Visitamos o parque em um dia em o lugar estava bastante calmo. Encontramos pessoas fazendo piquenique ao redor do lago, famílias brincando no parquinho, pessoas andando de bicicleta, casais namorando.
As trilhas presentes no parque permitem aos visitantes andar entre a vegetação de restinga, que apresenta plantas típicas de áreas litorâneas. Durante a caminhada, encontramos alguns animais, como o tiê-sangue (um passarinho de penas vermelhas), inúmeros saguis e uma cotia!

bosque da barra

Trilha pelo Bosque da Barra (Foto: Tissiana Souza).

bosque da barra

Uma cotia fofinha 😀 (Foto: Tissiana Souza).

bosque da barra

Os saguis são os animais mais comuns do bosque (Foto: Tissiana Souza).

Nos lagos, encontramos diversos jacarés-de-papo-amarelo! Muitos deles estavam dentro da água, mas também vimos dois jacarés tomando sol nas margens! Desta parte do Parque é possível ver a Pedra da Gávea.

bosque da barra

Lago do Bosque da Barra (Foto: Tissiana Souza).

bosque da barra

Esse bichinho eu não acho nada amigável! srsrrrsrs (Foto: Tissiana Souza).

Como a área aberta ao público não é muito grande, conseguimos conhecer todo o parque relativamente rápido.
Além do playground, o Bosque da Barra tem estrutura com banheiros, estacionamento, bebedouro e bicicletário.
Lembre-se de levar protetor solar, boné, usar um calçado confortável e ter uma garrafinha de água consigo! Nem todas as partes da trilha são cobertas por árvores e o chão é de areia (não tem asfalto ou calçamento).

bosque da barra

Trilha pelo Bosque da Barra (Foto: Tissiana Souza).

 2. PRAIA DA BARRA DA TIJUCA:

 Próximo ao Bosque da Barra fica a Praia da Barra da Tijuca, a maior praia da cidade! Se estende do quebra-mar na Av. do Pepê e por toda a Avenida Lúcio Costa até o Recreio. São 18 km de faixa de areia.
No dia em que fomos conhecer a Praia da Barra, o local também estava tranquilo, com pouca movimentação no calçadão e também nas areias! A praia é ideal para a prática de surf, com ondas fortes. E o mar tem uma cor muito bonita! Um azul que só as fotos podem explicar!

praia da barra

Praia da Barra da Tijuca (Foto: Tissiana Souza).

Almoçamos no Quiosque PQD. Optamos por um prato com 2 espetinhos, arroz, feijão, batata frita e vinagrete, que custava um pouco mais de R$20,00. Deu para comer muito!
A orla da praia tem prédios de alto padrão, com condomínios residenciais e hotéis. Essa praia é muito conhecida por ser um lugar frequentado pelas celebridades que vivem no Rio de Janeiro. Depois caminhamos até a Praça Jornalista Mário Filho, onde terminamos nosso passeio e seguimos para o Parque Olímpico, pois tínhamos um evento esportivo.

Endereço

Avenida das Américas, nº 6000, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Horário

Bosque da Barra

De terça-feira a domingo, das 8:00 às 17:00 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: