Bosque da Freguesia

Quando estivemos no Rio de Janeiro, ficamos hospedados no bairro do Anil, próximo de Jacarepaguá. No bairro vizinho ao nosso, a Freguesia de Jacarepaguá, visitamos uma área verde chamada Bosque da Freguesia, um local sem a presença de turistas e cheio de moradores.

O Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia é uma área de conservação de mata criada em 1.992. Na década de 1.980, os moradores do bairro começaram a pensar na possibilidade de transformar a última área verde do bairro em um parque público (Fonte: amafreguesia).

Em 1.987, um projeto feito pelo vereador A. Sirkis resultou na transformação da área em uma APA (Área de Proteção Ambiental), visando garantir a preservação do local (Fonte: amafreguesia).

O bosque tem 320.000 m² e é um dos poucos remanescentes florestais da região de Jacarepaguá que são protegidas por lei (Fonte: amafreguesia).

O local tem 2,5 km de trilhas que adentram a mata e são ideais para a prática de caminhadas e corridas. Visitamos o bosque em um domingo e muitas pessoas estavam aproveitando o dia para praticar esportes!

bosque da freguesia

Trilha pelo Bosque da Freguesia, ideal para exercícios físicos (Foto: Tissiana Souza).

O Bosque é formado predominantemente por espécies arbóreas, que foram plantadas no final do século XIX e início do século XX. Há muitas espécies frutíferas nativas e exóticas, remanescentes do pomar da antiga fazenda que havia onde hoje é o Bosque. As árvores tem em média 15 m de altura. As espécies nativas nasceram espontaneamente, a partir de sementes trazidas pelo vento/animais e também por reflorestamento.

São 5 trilhas distintas: a Bem-te-vi, com 394 m; a Figueira, com 235 m; a Sabiá, com 580 m; a Caxinguelê, com 365 m; e a Pau-brasil, com 635 m. Optamos por não caminhar pela Trilha Pau-Brasil, pois ao lado dela há um rio que recebe esgotos e tem um cheiro muito forte! Infelizmente, a beleza do local contrasta com a poluição urbana!

bosque da freguesia

Indicação das trilhas do Bosque (Foto: Tissiana Souza).

bosque da freguesia

O local é bem tranquilo e é frequentado pelos moradores do bairro (Foto: Tissiana Souza).

bosque da freguesia

Estátua no Bosque da Freguesia (Foto: Tissiana Souza).

A estrutura do Bosque da Freguesia conta com Guarda Municipal, Bicicletário, Área de Lazer, Campo de Futebol e Quadra Poliesportiva, Bebedouros, Banheiros e Área para Piquenique.

bosque da freguesia

Quadras de esporte no Bosque (Foto: Tissiana Souza).

A entrada norte do Parque fica no estacionamento do Rio Shopping.

Endereço

Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão, s/nº, Freguesia de Jacarepaguá.

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Horário

De terça-feira a domingo, das 07:00 às 17:00 horas.

Para mais informações

Associação dos Moradores e Amigos da Freguesia de Jacarepaguá:
http://www.amafreguesia.org/

Visit.Rio:
http://visit.rio/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: