Boca do Inferno: um paraíso de Cascais!

A Boca do Inferno ou o paraíso?!

Difícil dizer: o mar estava calmo! Mas em dias de tempestade, como vi pela TV, é mesmo o inferno na Terra!

Cascais reserva um dos lugares naturais mais bonitos de nossa passagem por Portugal: a Boca do Inferno!

Cascais está localizada a cerca de 30 km de Lisboa. A tradicional vila de pescadores se desenvolveu no Século XIV, quando era um porto de escala para os navios que iam para Lisboa (Fonte: Visit Portugal).

Como estância de veraneio, o impulso foi dado a partir da segunda metade do século XIX, quando o banho de mar começou a ser uma atividade mais habitual. Com a transformação da fortaleza da cidade em residência oficial de verão da monarquia pelo rei D. Luís I, os nobres da corte também passaram a construir palacetes e vivendas para passar o verão em Cascais, transformando completamente a vila de pescadores (Fonte: Visit Portugal).

1. COMO CHEGAR A CASCAIS A PARTIR DE LISBOA:

-Carro: saindo da capital pela Rodovia A5, são 30 minutos de viagem por estrada com pedágio.

-Comboio (Trem): pelos Comboios Urbanos de Lisboa, parta da estação Cais do Sodré (Lisboa) e utilize a Linha de Cascais. Desça na última estação da linha, chamada Cascais.

Para viajar nos Comboios Urbanos de Lisboa, é necessário comprar um cartão em um guichê, ou nas máquinas de autoatendimento. É neste cartão que ficará registrada a sua passagem e sempre que você usar os trens das linhas dos Comboios Urbanos de Lisboa, você irá reutiliza-lo. Portanto, não jogue fora! Os cartões são de uso individual.

Você irá carregar o cartão na máquina de autoatendimento ou no guichê com o atendente com o percurso que você vai fazer, podendo também comprar a passagem de volta caso esteja hospedado em Lisboa. A passagem de volta equivale ao percurso e não ao horário e à data. Então, você pode carregar seu cartão com a passagem de volta e retornar para Lisboa quando desejar.

Ao chegar na plataforma e antes de embarcar no comboio, valide o seu cartão nas máquinas - é só encostar o cartão no leitor e esperar aparecer a mensagem de validação. A não-validação está sujeita a multas (coimas) e é bem provável que haverá um fiscal dentro do trem conferindo se seu cartão foi validado antes do embarque.

O preço atualizado (ano de 2016) para o percurso Lisboa (Cais do Sodré) - Cascais é de 2,15€ para os Comboios Urbanos de Lisboa. O tempo de viagem é de cerca de 40 minutos e o intervalo dos trens é entre 20 e 30 minutos. Para consultar os horários, acesse o link dos Comboios de Portugal que disponibilizamos nas informações.

2. COMO CHEGAR À BOCA DO INFERNO:

Partindo do centro de Cascais (tendo como ponto de referência a Câmara Municipal de Cascais), há a opção de ir a pé até a Boca do Inferno. São cerca de 1,6 km de caminhada, com tempo de 20 minutos.

Siga pela Avenida Dom Carlos I. Na rotatória, pegue a primeira saída (à esquerda) para a Avenida Rei Humberto de Itália II. Você caminhará cerca de 1,2 km nesta avenida até chegar à Boca do Inferno. Durante o percurso você passará pela Marina de Cascais e pelo Farol de Santa Marta.

farol de santa marta

Área próxima ao Farol de Santa Marta (Foto: Tissiana Souza).

farol de santa marta

Farol de Santa Marta (Foto: Tissiana Souza).

Para os que preferirem, é possível chegar também de bicicleta ao local, já que há uma ciclovia na Avenida Rei Humberto de Itália II.

Se sua opção é o carro, há estacionamento no local. Lembre-se de não deixar pertences de valor e documentos no interior do veículo.

3. A BOCA DO INFERNO:

Se você for andando para a Boca do Inferno, como nós fizemos, vai ter a oportunidade de ver alguns pontos das falésias entre o Farol de Santa Marta e a boca. Há pequenas trilhas que levam à beira dos penhascos.

boca do inferno

Caminho para a Boca do Inferno (Foto: Tissiana Souza).

boca do inferno

Falésias no caminho para a Boca do Inferno (Foto: Tissiana Souza).

boca do inferno

Caminho para a Boca do Inferno (Foto: Matheus Sabino).

Segundo o site Visit Cascais, a Boca do Inferno tem um dos mirantes mais emblemáticos da cidade! Muitas pessoas vão ao local para apreciar o pôr-do-Sol.

O nome ao local foi dado pela forte ação das ondas que ocorrem no período do inverno (Fonte: Visit Cascais) e que provocam um grande impacto ao se chocarem contra as falésias.

Nós visitamos a Boca do Inferno em um dia de outono e com um lindo céu azul! O mar estava calmo, e portanto, não tivemos problema. Mas durante o inverno português, que é bastante chuvoso e com ventos fortes, o lugar realmente torna-se muito perigoso!

O mirante proporciona uma incrível visão das falésias rochosas, esculpidas pela ação da água sobre rochas carbonáticas! Os paredões são verticais e as rochas apresentam cores variadas, do branco ao marrom. Do mirante é possível ver o arco por onde entra água na Boca do Inferno. Um cenário espetacular, que vai dizer para os nossos olhos que estamos no paraíso! Só vendo as fotos para entender sobre o que escrevo!

boca do inferno

Vista do mirante da Boca do Inferno: lindas falésias (Foto: Tissiana Souza).

Já a Boca do Inferno propriamente dita, é o local que teria sido uma antiga gruta, mas que sofreu abatimento (queda) de seu teto. Atualmente, a boca é uma grande cavidade a céu aberto com uma piscina natural, delimitada pelos paredões rochosos calcários. Estando acima da boca, é possível ver perfeitamente o arco pelo qual entram as águas do mar.

boca do inferno

Agora sim: a Boca do Inferno (Foto: Tissiana Souza).

boca do inferno

Nós no mirante acima da Boca do Inferno (Foto: Matheus Sabino).

Quem vai à Boca do Inferno encontrará uma estrutura para o recebimento dos visitantes. Além dos estacionamentos já citados, há banheiros públicos (é necessário pagar uma taxa para utiliza-los), bares e um restaurante.

Endereço

Avenida Rei Humberto II de Itália, Código Postal 2750-800, Cascais.

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Para mais informações

Visit Cascais - Website Oficial do Turismo de Cascais:
http://www.visitcascais.com/

Câmara Municipal de Cascais:
http://www.cascais.pt/

Comboios de Portugal:
http://www.cp.pt/

Visit Portugal - Website Oficial de Turismo em Portugal:
https://www.visitportugal.com/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: