Atravessando a Ponte Carlos

Se você for a Praga, precisa atravessar a Ponte Carlos (Karluv Most/Charles Bridge)! É um dos passeios obrigatórios para quem vai conhecer esta lindíssima cidade.
É a ponte mais antiga de Praga e liga a Cidade Velha ao Castelo.

ponte carlos

A Ponte Carlos: cruzar este monumento é obrigatório em Praga (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR:

-Metrô:  Na Cidade Velha, a estação de metrô mais próxima da Ponte Carlos é a Estação Staroměstská (Linha A). Saia para a Rua Kaprova em sentido ao Rio Vltava. Vire à esquerda na Rua Křižovnická, ande cerca de 300 metros e você chegará na ponte.

2. A PONTE CARLOS:

A construção da Ponte Carlos teve início em 1357. A encomenda foi feita pelo Imperador Carlos IV, pois a Antiga Ponte Judith, que ligava as duas margens do rio Vltava, foi levada por enchentes ocorridas em 1342.
A obra é do arquiteto Peter Parler, o mesmo que projetou o Castelo de Praga. O Imperador Carlos IV assentou a primeira pedra da construção, que até 1870 era chamada de Ponte de Pedra e só a partir deste ano passou a se chamar “Ponte Carlos”.
Com 516m de comprimento, a ponte apresenta 16 arcos construídos de forma que a correnteza não danifique a estrutura dos pilares.
A Ponte Carlos é liberada somente para pedestres. Isto permite observar todo seu charme e também o visual da cidade! Artistas em geral (desenhistas, artesãos e músicos) dividem o local com os turistas. A vista do rio Vltava e das outras pontes da cidade é muito bonita! O Castelo no topo da colina dará um encantamento a mais na paisagem!

ponte carlos

O rio Vlatva, visto da Ponte Carlos (Foto: Tissiana Souza).


A decoração da ponte é feita por 30 estátuas religiosas do período barroco, colocadas entre os Séculos XVII e XVIII. O fato de as estátuas estarem relacionadas com religião não é aleatório! Elas passaram a fazer parte da Ponte Carlos no período da Contrarreforma (ou Reforma Católica), quando a Igreja lutava para recuperar o prestígio que havia perdido a partir da Reforma Protestante iniciada por Lutero. Além disto, a intenção era que a Ponte Carlos ficasse parecida com a Ponte de Sant’Angelo, localizada em Roma.

ponte carlos

Estátua na Ponte Carlos: os santos não estão lá por acaso! (Foto: Tissiana Souza)


A estátua mais antiga data de 1667, e representa a crucificação de Jesus Cristo. Já a estátua mais famosa é a de São João Nepomuceno. Diz a lenda que se você tocar os relevos de bronze que estão abaixo da estátua, levará um pouco da sorte de Praga junto com você. Atualmente todas as estátuas são réplicas e as originais estão no Museu Nacional.

ponte carlos

Representação em bronze de São João Nepomuceno (Foto: Tissiana Souza).


Um fato curioso sobre a Ponte Carlos é que ela não foi construída de forma retilínea. Se você observa-la enquanto caminha, verá que há uma leve curvatura. Dizem que a tortuosidade é decorrente de reformas feitas ao longo destes pouco mais de 650 anos. Ao que tudo indica, a ponte já foi construída desta maneira, provavelmente resultante de erros de cálculos de projeção.
A Torre localizada na entrada da Ponte situada na Cidade Velha é considerada um dos melhores exemplos de arquitetura gótica do mundo!

ponte carlos

A Torre da Cidade Velha, na entrada da Ponte Carlos (Foto: Tissiana Souza).


Símbolo da cidade de Praga, se você quer conhecer a Ponte sem muitos turistas, o conselho é ir bem cedo ao local, nas primeiras horas da manhã! Nós conhecemos a ponte durante o final do Outono e estava com bastante movimento de turistas. Apesar disto, não achamos que nossa visita foi prejudicada.

ponte carlos

A outra extremidade da Ponte Carlos (Foto: Tissiana Souza).


Se você quer conhecer ainda mais sobre a Ponte, saiba que há um museu totalmente dedicado a ela. É o Charles Bridge Museum. Nas informações disponibilizamos o link para o site do museu (em língua portuguesa).

Endereço

 Karlův most, 110 00 Praha 1, Praga

Preços para o ano de 2015

Gratuito

Horário

Todos os dias, 24 horas por dia.

Para mais informações

Mapa do Metrô de Praga:
http://www.czech-transport.com/

Charles Bridge Museum:
http://www.prague-bridge.com/pt-pt/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: