Adventure Sports Fair 2016

Pela 1ª vez estivemos na Adventure Sports Fair, o evento mais importante da América Latina voltado para esportes e turismo de aventura! A feira é aberta ao público geral e o ingresso varia de acordo com o lote (R$50,00 durante a feira – 4º lote; meia-entrada R$25,00). A feira ocorreu entre 12 e de 16 de Outubro de 2.016, no pavilhão da São Paulo Expo, localizado no Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. A feira ocorre desde o ano de 1.999!

Além de conhecer a feira, fomos buscar inspiração para novas aventuras para o blog! Acho que conseguimos bons materiais para programar nossas próximas viagens!

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: A São Paulo Expo está localizada a 1,7 km da estação do metrô Jabaquara (linha 1 – azul) e do Terminal Rodoviário Jabaquara, na zona sul de São Paulo.

A feira disponibiliza um transfer gratuito entre o Terminal/Metrô até a São Paulo Expo, que sai da Rua Anita Costa, esquina com Rua Nelson Fernandes.

Para os que forem de carro, o preço do estacionamento é de R$40,00 para 12 horas.

2. DESTINOS TURÍSTICOS:

Visitamos os expositores de destinos turísticos e focamos nos destinos brasileiros:

-Maranhão: no estande do Maranhão conseguimos diversas dicas sobre o que conhecer no Estado. Além de São Luís e Lençóis Maranhenses, há também a Chapada das Mesas (o Matheus já esteve lá), a Rota das Emoções (Fortaleza/CE - São Luís/MA), e as festividades de São João.

A expositora Thaís ressaltou ainda que existem voos diretos São Paulo-São Luís, não sendo necessário fazer conexões em outras cidades. Ganhamos um kit com uma bolsa, uma toalha, um mapa do Maranhão e folderes sobre o roteiros culturais e roteiros de aventura e ecoturismo por todo o estado.

-Minas Gerais: nós temos um desejo muito grande de conhecer as cidades que integram a Estrada Real e conseguimos os mapas com os caminhos da estrada, que começa em Paraty-RJ e se estende até São Gonçalo do Rio Preto-MG.

Também pegamos um Guia de Minas Gerais elaborado pela Secretaria Estadual de Turismo, um mapa com os Parques de Minas e ainda conseguimos um guia dos Parques Estaduais de Minas Gerais.

-Socorro/SP: no estante da cidade de Socorro descobrimos que um final de semana é pouco para fazer todos os atrativos que existem por lá!

Há uma variedade muito grande de atividades, como visita a fazendas históricas de café, trilhas, mirantes, turismo rural, rafting, arvorismo, rapel, etc.

Em Socorro também está localizado o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, voltado para turismo rural, turismo de aventura e ecoturismo. O local é totalmente adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, de forma que todos possam fazer as mais diversas atividades que o espaço oferece.

-Brotas/SP: no estande da Estância Turística de Brotas fizemos uma experiência no simulador de tirolesa. Há duas opções de simulação: sentado ou deitado. Escolhemos ir na Tirolesa do Superman, onde ficamos deitados! Com o aparelho GearVR conseguimos fazer todo o percurso da tirolesa em uma simulação 360°, inclusive ouvindo o barulho do atrito com o cabo de aço e o vento! Foi uma experiência virtual muito divertida e agora falta fazer a experiência real!

adventure sports fair

Esta sou eu no simulador da tirolesa do Superman (Foto: Matheus Sabino).

Recebemos também folders do Brotas Eco Resort, um hotel fazenda indicado pelo Guia 4 Rodas como excelente destino para aqueles que viajam com crianças, e da Território Selvagem Canoar, empresa voltada a diversas atividades de ecoturismo e turismo de aventura (incluindo a tirolesa do Superman).

-Bahia: no estande recebemos um CD com as principais atrações turísticas do Estado da Bahia, um livreto com os destinos turísticos e um mapa do estado, e um livro chamado “Sabores da Bahia”, só com receitas típicas regionais! Ainda recebemos dicas de destinos dos expositores, como Chapada Diamantina e Praia do Forte, além de Salvador.

-Mato Grosso do Sul: pegamos alguns folhetos sobre atividades e hospedagem em Bonito e na região do Pantanal, como o Passo da Lontra Parque Hotel, Pousada São João Ecotur, Boca da Onça Ecotur (sigo eles no Instagram e as fotos são sensacionais!), EK Turismo – Transporte Compartilhado, Balneário do Sol, Barra do Sucuri e Marruá Hotel.

Também visitamos o balcão da Condor Airlines, empresa peruana de aviação, onde conseguimos informações sobre roteiros pelo Peru e o que conhecer no país (que vai além de Lima, Cuzco e Machu Picchu).

3. OFICINAS DE AVENTURA:

Aproveitamos para participar de duas Oficinas de Aventura, que eram palestras rápidas de cerca de 30 minutos.

Primeiro, assistimos a palestra “Respiração: a chave para o controle emocional”, com Claudia Faria da Yoga Adventure. Ela ensinou técnicas de respiração para controlar ansiedade, pânico e depressão, que são ótimos tanto para o dia-a-dia como para situações de turismo de aventura.

adventure sports fair

Nós com a Claudia da Yoga Adventure! Super simpática!

A segunda palestra foi “Trekking para Iniciantes”, com a palestrante Cristiane Kinguti. Ela mostrou os equipamentos que leva na mochila durante os trekkings de 1 dia e para os trekkings de vários dias, como barraca, saco de dormir, isolante térmico, etc. Para pessoas que ainda são principiantes em trilhas e travessias, como nós, foi uma palestra bastante esclarecedora.

Outros palestrantes da feira são Karina Oliani, Coronel Leite, Richard Rasmussen, Rodrigo Astiz, Pedro Hauck, Celso Cavallini, Max Fercondini e Amanda Richter, Guilherme Cavallari, entre outros.

adventure sports fair

Nós visitamos o estande do Richard!

4. EXPOSITORES:

Além do que já relatamos, a feira tem expositores dos mais diversos segmentos relacionados com aventura e esportes! São quase 70 expositores, como Canal OFF, Chevrolet, Itu Trailer, Gama 4x4, Nautika/Deuter, Meu Dome, To Go Travel, Global Star, Bardahl, World Adventure Society, Coronel Leite, Richard Rasmussen, entre outros! Roupas de mergulho, roupas de corrida, veículos com tração nas rodas, motorhomes, calçados, mochilas, canivetes, lanternas, pranchas! Tudo sobre o setor está disponível na feira!

adventure sports fair

Área com as lojas e estandes (Foto: Tissiana Souza).

Veículo de aventura (Foto: Tissiana Souza).

Bora voar? (Foto: Tissiana Souza).

Aproveitamos para fazer algumas compras, como óculos de sol na Look Soul Sunglasses, uma bota de trilha feminina da Macboot no estande da Gama 4x4 e um Meu Dome para a nossa GoPro.

Ao final, além da experiência na tirolesa virtual no estante da Estância Turística de Brotas, também fizemos escalada. A parede tem 7 m e foi a primeira vez que tentamos praticar este esporte. O Matheus foi bem e chegou até o topo da parede. Já eu fiquei lá pelos 2 m mesmo (aos poucos tento superar meus problemas com altura)!

adventure sports fair

Matheus na parede de escalada! (Foto: Tissiana Souza).

Parede de escalada na Adventure Sports Fair 2016 (Foto: Matheus Sabino)

Além dessas duas atrações, a feira ainda tem slackline e highline, simulador de voo de asa delta, pista de skate, pista de ski e snowboard, tanque de mergulho, tanque de remada, stand-up paddle e caiaque, ação de test drive da Suzuki, Mitsubishi, Triumph, Chevrolet e Ducati, e para finalizar, Bungee Jump (atração com valor cobrado a parte).

adventure sports fair

Pista para simulação de esportes na neve (Foto: Tissiana Souza).

Há também uma praça de alimentação, sanitários e bebedouros.

Resumindo, você passa o dia todo na Adventure Sports Fair e ainda falta tempo para conseguir participar de tudo o que gostaria!

Endereço

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, São Paulo- SP.
Telefone: (11) 5067-1717

Horário

12/10 - das 10:00 às 21:00 horas.
13/10 e 14/10 - das 14:00 às 21:00 horas.
15/10 - das 10:00 às 21:00 horas.
16/10 - das 10:00 às 19:00 horas.