Acapulco: La Quebrada e o show de Los Clavadistas

La Quebrada é certamente uma das vistas naturais mais bonitas de Acapulco! Eu garanto a vocês! As falésias recortadas e com pequenas grutas, o mar azul, o céu, as residências “empilhadas” pela costa. É um conjunto espetacular!

La Quebrada, Acapulco

Imagem do Google Maps mostrando as reentrâncias das falésias em La Quebrada (Fonte: Google Maps, 2017).

Nossa primeira visão de La Quebrada foi da Avenida Adolfo López Mateos, onde há uma calçada com uma vista panorâmica das falésias! Lindo demais!

La Quebrada, Acapulco

As belíssimas falésias de La Quebrada! (Foto: Tissiana Souza).

La Quebrada, Acapulco

Com essa vista tão bonita, também quis sair na foto! (Foto: Matheus Sabino).

La Quebrada, segundo o site Visit Mexico, é um dos locais mais conhecidos de Acapulco desde 1934. A fama do local se deve a um espetáculo diário: Los Clavadistas!
O melhor mirante para ver o show é privado. A bilheteria fica próximo ao Estacionamento Público La Quebrada, situado em frente ao Hotel Mirador Acapulco. Haverá alguns vendedores com barraquinhas. Próximo do estacionamento está o letreiro colorido "Acapulco", para fazer uma foto especial com o mar ao fundo!

La Quebrada, Acapulco

#ViveAcapulco - Uma foto no letreiro colorido da cidade!

Descemos inúmeros degraus para chegarmos ao mirante. O show é bastante concorrido e cada espacinho do mirante também. Ah, não tem sombra! Vá de chapéu ou boné, passe um protetor solar, pois o Sol de Acapulco queima até a alma!

Área do mirante particular para assistir Los Clavadistas (Foto: Tissiana Souza).

La Quebrada, Acapulco

Vista das falésias a partir do mirante onde assistimos Los Clavadistas (Foto: Tissiana Souza).

Los Clavadistas são jovens garotos (acredito que muitos ainda sejam adolescentes!) que saltam do topo de uma falésia de 35m de altura fazendo saltos ornamentais. Detalhe: eles não são atletas profissionais! Los Clavadistas são o símbolo da cidade, inclusive!

Acapulco

Los Clavadistas são o símbolo da cidade de Acapulco (Fonte: https://www.visitacapulco.travel/)

Os meninos chegam para o show pelo mirante, pedem licença e descem pela falésia. Eles entram na água, tiram as sujeiras que ficam acumuladas naquela reentrância onde irão saltar, e só depois começam a subir pelo paredão bem afrente do mirante.
Mais um detalhe: escalam as falésias como verdadeiros profissionais, apenas de sunga e sem equipamento algum! Dá um frio na barriga, mas é interessante observar a habilidade que eles têm em subirem molhados um paredão íngreme como aquele.

La Quebrada, Acapulco

Los Clavadistas em destaque pelo círculos laranjas, escalando o paredão! (Foto: Tissiana Souza).

Chegando lá em cima, eles vão saltando sozinhos ou em duplas. Antes, sempre fazem uma oração no altar azul dedicado à Virgem de Guadalupe, ao lado de uma bandeira do México.

La Quebrada, Acapulco

Los Clavadistas se preparam para os saltos (Foto: Tissiana Souza).

O saltos são muito rápidos! Duram cerca de 3 segundos! A profundidade onde os garotos mergulham tem menos 4m! Eles esperam as ondas maiores invadirem a reentrância para que aumente a profundidade e saltam no tempo certo. O perigo é saltar no tempo errado, e se chocar contra as rochas do fundo. É bem emocionante e a espera pela onda “perfeita” gera uma expectativa interna! Dá um medo por eles!

La Quebrada, Acapulco

Momento de um dos saltos: observe o Clavadista no círculo vermelho! (Foto: Tissiana Souza).

La Quebrada, Acapulco

Salto duplo! Los Clavadistas estão novamente marcados pelo círculo vermelho (Foto: Tissiana Souza).

A profissão de Clavadista é passada de pai para filho. Segundo o site peruano El Comercio, gerações de famílias são conhecidas por saltar os penhascos de La Quebrada. Até hoje, somente homens executam os saltos. E em 80 anos, nunca houve uma morte sequer! Parece que a Virgem de Guadalupe cuida destes homens com olhos bem atentos!
Mas apesar de não haver mortes, podem ocorrer lesões? Sim! As mais normais, segundo a reportagem do site El Comercio são descolamento de retina, fraturas nos braços, problemas no pescoço e nas costas e tímpanos perfurados!
E como começou essa aventura perigosa? Ainda segundo o site peruano El Comercio, a história dos saltos pelas falésias foi iniciada com o um desafio entre pescadores locais, há mais de 80 anos.
La Quebrada e Los Clavadistas ficaram conhecidos na década de 1950, quando os astros de Hollywood começaram a passar férias na cidade de Acapulco. A fama também se deve ao filme “Tarzan e as Sereias”, de 1948, na cena em que o personagem do ator John Weissmuller salta dos penhascos. No entanto, o ator nunca se jogou daquelas falésias! Quem o fez foi seu dublê, o clavadista Raúl García!
Elvis Presley também “saltou” desse paredão em 1963 no filme “O Seresteiro de Acapulco”. Mas, na verdade, ele nunca pisou em La Quebrada. Azar o dele, que perdeu a oportunidade de conhecer um lugar superbonito!

 

Endereço

Avenida Adolfo López Mateos, s/n, Barrio 3 Pocitos
Acapulco de Juarez - Estado de Guerrero, Mexico
Código Postal:39300

Preços para o ano de 2017

Adultos: $40 mxn
Crianças (de 5 a 10 anos): $15 mxn

 

Horários das apresentações:

Diariamente às 13:00, 19:30, 20:30, 21:30 e 22:30 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: